
Maxi Proteção
Soluções em Segurança do Trabalho
Proteger o trabalhador e evitar perdas financeiras são objetivos essenciais para o sucesso de qualquer empresa. A Maxi Proteção entende isso e oferece soluções integradas de segurança do trabalho, jurídica e financeira para ajudar seus clientes a alcançarem seus resultados globais.
Acerca de

O PGRS é um documento. A sigla significa plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Perante a lei, ele serve para atestar que a empresa é capaz de gerenciar todos os resíduos derivados de seus processos. O PGRS ficou sendo obrigatório desde que foi instituída a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal nº 12.305/2010) e ele faz parte do licenciamento ambiental de cada empresa. Além disso, existem alguns planos de gerenciamento de resíduos específicos para alguns setores, como por exemplo o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) e o Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC)
São muitas as empresas que precisam de um plano de gerenciamento para os seus resíduos sólidos. Por exemplo, todas aquelas que lidam com saneamento urbano e doméstico, agricultura e pecuária, rejeitos hospitalares, materiais químicos como agrotóxicos, fertilizantes, químicos industriais e periculosos; além de mineradoras de todos os portes e construtoras civis. Em caso de empreiteiras cabe o PGRCC e para áreas da saúde o PGRSS.
Além de ser exigido por órgãos governamentais e ser um documento essencial para assegurar a responsabilidade com o meio ambiente, existem vários benefícios para as empresas que têm um PGRS
bem definido. Alguns deles são:
DIMINUIÇÃO, CONTROLE E PREVENÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS
Este é o maior objetivo do PGRS: fazer com que as empresas tenham responsabilidade ambiental e que coexistam em harmonia com o meio ambiente. A necessidade das indústrias é inegável e proteger o meio ambiente é também uma forma de assegurar que elas existam por muito mais tempo.
DIMINUIÇÃO DOS RISCOS DE MANUSEIO DOS RESÍDUOS
Tendo um plano detalhado com a caracterização de cada resíduo, a forma de manuseio, a forma de coleta, um trajeto interno e externo bem definidos, todos os equipamentos necessários para que os procedimentos ocorram corretamente, os riscos de acidente envolvendo pessoas e contaminação ou perda são incrivelmente menores. O documento permite o detalhamento meticuloso e a taxa de erro cai, promovendo maior segurança e confiança entre todos os colaboradores da empresa.
LAYOUT E ESPAÇO ORGANIZACIONAL INTERNO
Na empresa, cada processo gera um resíduo com volumes diferentes e características diferentes, logo, haverá um procedimento para cada processo. O PGRS irá determinar onde, fisicamente, cada atividade deve ocorrer da forma mais inteligente. Quem está no chão de fábrica sabe, que a disposição dos equipamentos e o posicionamento das áreas de trabalho é fundamental para o bom funcionamento da fábrica. E que, inclusive, quando tais questões não são levadas em consideração, grandes perdas podem ocorrer.
Apesar do PGRS ser construído de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), o documento é exigido pelo município na maioria das vezes. Além disso, a política do município pode ou não ser mais rígida que a PNRS, então a empresa terá de prestar atenção a esses detalhes para se certificar de que está de acordo com a legislação. Ademais, o PGRS faz parte do licenciamento ambiental de qualquer atividade que tem potencial poluidor e é cobrado pelo órgão que emite a licença ambiental.
Vamos trabalhar e crescer juntos?
Entre em contato para que possamos começar a trabalhar juntos.